Numa altura em que assistimos à descolagem da electrificação automóvel, falar de um veículo híbrido é tão normal como falar de gasolina ou diesel. Mas há 20 anos não era bem assim, até que apareceu o híbrido Toyota Prius, que se tornou bastante popular.
Foi em 1997 que o antecessor de todos os híbridos actuais foi colocado no mercado, mas os planos da marca japonesa começaram um pouco antes. Em 1993, a Toyota estava em pleno processo para desenvolver um veículo para o século XXI, e tudo começou a tomar forma com o Project G21, um projecto secreto dentro da marca, com uma equipa que trabalhava à parte do resto da companhia e cujo fim era desconhecido para a grande maioria.
O seu objectivo inicial era desenvolver um carro cuja eficiência fosse 1,5 vezes maior que os motores convencionais. Em 1994, os engenheiros decidiram usar elementos eléctricos, desenvolvendo o primeiro sistema híbrido da marca. Apenas um ano depois, o Prius Concept foi apresentado no Salão Automóvel de Tóquio, entrando finalmente no mercado em 1997.
No início deste ano, a Toyota alcançou 10 milhões de carros híbridos fabricados. Um número para o qual também contribuíram versões híbridas do Yaris e Auris, e o recente C-HR. Três modelos que devem ao Prius o seu nascimento.