Depois de perder a liderança como maior vendedora automóvel para a Volkswagen a Toyota foi agora distinguida como marca mais pesquisada no Google. Embora não se tenha traduzido totalmente em ganhos a marca japonesa foi predominante nas pesquisas do Google em Ásia, África, América do Norte e Oceânia. Só mesmo a Europa e América do Sul passaram ao lado dos japoneses e preferiram maioritariamente a BMW e a Chevrolet, respectivamente.
Um total de 193 países foram contabilizados para esta pesquisa feita pela Quickco. A Toyota foi clara vencedora ao atingir o topo em 74 países, seguida da BMW com 51. As estatísticas mostram também que nem todas as marcas são as mais pesquisas nos seus países de origem. A BMW, por exemplo, ‘roubou’ as atenções dos japoneses. Só mesmo quatro marcas o conseguiram: a BMW (Alemanha), a Renault (França), a Fiat (Itália) e a Volvo (Suécia).
Em termos de dados inesperados estão algumas marcas que aparecem no topo de países muito improváveis. É o caso da Jaguar – a mais pesquisada no Belize –, Mini em Laos, Nepal e Iémen, e, finalmente, os habitantes de Níger têm grande fascínio pelos Bugatti.
Um dado curioso é que a Volkswagen,
embora seja a marca que mais vende em todo o mundo, foi a mais pesquisada em apenas quatro países: Espanha, Roménia, Bielorrússia e Uruguai. O que significa que não é pelo Google que compramos os carros. Em Portugal manteve-se a tendência geral da Europa e a BMW foi a marca mais procurada por estes lados.