Ao longo da sua carreira o actor Tom Hanks já deve ter recebido muitos presentes, incluindo dois óscares da academia. Mas o que certamente mais o irá comover será o que estes habitantes da Polónia têm preparado. Enquanto filmava na Hungria o actor apaixonou-se por alguns modelos do Fiat 126p que encontrou pelas ruas e decidiu declarar o seu amor por estes modelos pequeninos no Twitter. Alguns fãs polacos vão agora enviar-lhe um carro.
O Fiat 126p é bastante comum no leste europeu. O "p" remete para polaco dado que num acordo assinado com a empresa italiana a Polónia pôde produzir este modelo no seu país, mais precisamente em Bielsko-Biala, devido ao seu baixo custo de produção. Entre 1971 e 2000 a Fiat produziu ali três milhões de veículos que se espalharam rapidamente em países comunistas, ficando conhecidos como "maluchs", que em polaco significa "pequeno rapaz".
Mais rapidamente se espalhou a paixão de Tom Hanks por estes carros, chegando até Monika Jaskolska, uma mulher de 42 anos que vive na pequena cidade onde estes "maluchs" começaram a nascer. A polaca criou então uma campanha para enviar um destes carros ao actor. Através do Facebook conseguiu angariar 2 000 euros para adquirir um modelo dos anos 70. Tocadas por esta história as empresas que iriam arranjar o carro e transportá-lo decidiram cobrir as despesas para que o dinheiro fosse doado a um hospital local.
Ainda não há confirmação de que o carro tenha sido enviado ou que Tom tenha conhecimento deste plano. Resta esperar para ver este Fiat 126p conquistar as ruas de Hollywood.