Se há muitas coisas que impressionam no Tesla Model S uma delas não é certamente a segurança. O carro da marca americana, conhecida pelos seus modelos de última geração, não cumpriu todos os requisitos nos testes de segurança do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) – o instituto de teste fundado pelas seguradoras.
Tesla Model S falha nota máxima em segurança
Depois de ser classificado com cinco estrelas em 2011 pela Euro NCAP e pela NHTSA (organização equivalente nos EUA) e de, em 2013, ter apresentado os melhores resultados com os padrões actuais o Model S desiludiu as altas expectativas.
O carro obteve a classificação máxima em várias categorias mas apenas ‘suficiente’ no teste de colisão dianteira parcial. O problema estava no cinto de segurança que falhou ao impedir que a cabeça do condutor batesse no volante. Nada que um melhoramento no sistema de retenção não possa vir a resolver mas que impede a Tesla de chegar ao prémio Top Safety Pick, que distingue os carros mais seguros.
Mas a Tesla não foi a única marca com carros eléctricos a decepcionar. O BMW i3 também foi a exame e teve um comportamento igualmente ‘suficiente’ na mesma categoria apresentando os problemas ao nível do assento, não garantindo a segurança no pescoço do condutor.
A Tesla já garantiu que os modelos avaliados são antigos e que os novos já foram melhorados. O IIHS vai em breve realizar novos exames ao carro.