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Tecnologia 5G ao volante é o futuro e a SEAT explica porquê

16:08 - 26-02-2019
 
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Tecnologia 5G ao volante é o futuro e a SEAT explica porquê

A conectividade 5G oferece informação preditiva aos condutores e ajuda a uma tomada de decisão mais rápida e eficaz. A SEAT é uma das marcas que está empenhada em conectar os seus automóveis às cidades que os rodeiam e aproveitou o Mobile World Congress, em Barcelona, para apresentar o conceito "conduzir com sexto sentido".

A marca de Martorell explica que com os veículos conectados 5G será possível evitar possíveis acidentes antes de ocorrerem e mostra como tudo funciona: "até agora, o veículo só oferecia a informação que o condutor podia ver. Agora, graças à tecnologia 5G, receberá informação do ambiente urbano, antes do condutor ver", diz César de Marco, engenheiro da SEAT.

Tecnologia 5G ao volante é o futuro e a SEAT explica porquê

Este automóvel conectado é capaz de detectar peões, ciclistas e obstáculos estáticos, fornecendo de seguida informações vitais para que os condutores possam tomar melhores decisões. Este veículo comunica com os dispositivos que integram a infra-estrutura urbana, tais como câmaras, sinais luminosos e sensores infravermelhos. No caso dos peões, por exemplo, a informação das câmaras conectadas aos semáforos é enviada para a rede 5G e depois para o veículo.

Uma das vantagens deste sistema é a velocidade a que tudo acontece. A tecnologia 5G é conhecida pela sua baixa latência e permite que o intervalo entre o momento em que o veículo detecta um obstáculo e o momento em que o comunica seja de apenas 5 milissegundos. Para se ter uma noção deste número, importa dizer que o ser humano demora cerca de 150 milissegundos a responder ao tacto.

Ainda assim, a SEAT lembra que a eficácia deste sistema depende do ambiente que o rodeia e que primeiro é necessário que as empresas de telecomunicações coloquem esta infra-estrutura em funcionamento. Porém, e com esta tecnologia a funcionar em pleno, a marca com sede em Martorell acredita que os acidentes de trânsito com peões, ciclistas e condutores de motorizadas possam ser reduzidos em 69%.

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