Este ano é ano de salão de Tóquio que abrirá portas dentro de um mês. O que significa um "mar" de imaginativos protótipos, alguns mesmo extravagantes, como que saídos das tiras de "manga" (a banda desenhada japonesa), com que as marcas nipónicas procuram esgrimir e captar as atenções do público. E a Suzuki deu o "pontapé de saída" mostrando já três desses "concepts", com destaque para o e-Survivor.
É, no fundo, um "jipe de bolso", mas feito com um formato de "pick-up" e com características para pisar os piores terrenos e para os passeios mais radicais… só para dois! Tem, obviamente, propulsão eléctrica, com um motor em cada roda a garantir tracção integral. A elevada altura ao solo e as rodas colocadas mesmo nos cantos garantem óptimas qualidades TT, como ângulos de entrada e saída.
Por fim, tem um visual que se confunde, propositadamente, com o do Jeep Wrangler, embora tudo em dimensões mais diminutas. E as portas transparentes dão a toda a (escassa) carroçaria uma impressão de quase… flutuabilidade. É também, no fundo, a recuperação daquele conceito dos "buggies" ainda usados para rodar nas dunas, nos países em que o autorizam.
Outro protótipo interessante mas igualmente compacto – é a especialidade da Suzuki… – é o Xbee (diz-se "Crossbi") que será um "mini-crossover" a que foi dado um visual "retro". Estará no salão de Tóquio não numa mas em… três varianrtes: o Xbee normal em amarelo, o Xbee Outdoor Adventure em bege e o Xbee Street adventure em preto.
Haverá ainda duas abordagens ao minimonovolume Spacia, modelo que apenas se vende no mercado doméstico, apresentado em duas variantes para estudar eventuais séries especiais: o Spacia Concept num visual "retro" em azul-bebé; e o Spacia Custom Concept com um ar muito mais agressivo, como se tivesse saído de uma oficina de "tuning".