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Sistemas eCall do Grupo PSA registaram 1.863 alertas em Portugal
15:38 - 30-03-2017
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Sistemas eCall do Grupo PSA registaram 1.863 alertas em Portugal Sistemas eCall do Grupo PSA registaram 1.863 alertas em Portugal Sistemas eCall do Grupo PSA registaram 1.863 alertas em Portugal Sistemas eCall do Grupo PSA registaram 1.863 alertas em Portugal
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Em 2003, a PSA Peugeot Citroën deu um passo inovador em termos de conectividade nos seus veículos com o lançamento do seu sistema de chamadas de emergência e assistência localizado. Os sistemas eCall do Grupo PSA estão operacionais em 17 países europeus, entre eles Portugal. No total, circulam nas estradas da Europa perto de dois milhões de veículos Peugeot, Citroen e DS equipados com chamada de emergência e assistência geolocalizada, sendo que em Portugal circulam 25.000. Só nos últimos três anos, a plataforma recebeu 1 863 alertas no nosso país, dos quais 111 decorrentes de acidentes mais graves foram transferidos para os serviços de emergência.

O êxito desta inovação não passou despercebido a organismos como o Parlamento Europeu, que aprovou uma directiva que estabelece a obrigatoriedade desta tecnologia em automóveis comercializados na União Europeia a partir de 31 de Março de 2018. De acordo com os dados geridos pelas instituições comunitárias, a presença do eCall em todo o parque automóvel poderia reduzir em 10% as vítimas mortais envolvidas em acidentes de trânsito.

Os sistemas eCall ativam-se em caso de indisposição do condutor, acidente ou avaria mecânica. Ao ativar o botão «SOS», o veículo é de imediato colocado electronicamente em contacto com uma plataforma de assistência, onde um operador telefónico fala com o condutor e, levando em conta dados como a localização da viatura e a gravidade dos feridos, ele avisa imediatamente os serviços de emergência competentes. A chamada de urgência também é ativada de forma automática se os airbags dispararem. Caso não haja resposta por parte dos ocupantes do veículo, a plataforma de assistência alerta de imediato os serviços de urgência (112).

Em caso de avaria, pode recorrer-se à chamada de assistência localizada. Funciona de um modo similar ao da chamada de emergência, ativando-se através de um botão com o logótipo da Marca. Neste caso é enviada aos serviços de assistência mecânica uma mensagem com a localização via GPS do veículo, podendo-se reparar a viatura no local ou levá-la ao reparador oficial mais próximo. Este serviço está disponível nas três marcas, através do "Peugeot Connect Box", "Citroën Connect Box" e "DS Connect Box".

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