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Seat e Autoeuropa unidas pelo comboio da Beira Baixa

14:05 - 25-11-2021
 
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Seat e Autoeuropa unidas pelo comboio da Beira Baixa
Seat e Autoeuropa unidas pelo comboio da Beira Baixa

Se dúvidas havia para a necessidade da recuperação e electrificação do troço da linha ferroviária da Beira Baixa, entre a Covilhã e a Guarda, elas já foram tiradas.

Seat e Autoeuropa unidas pelo comboio da Beira Baixa

Há duas semanas que a Seat de Martorell, na Catalunha, e da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, têm um novo serviço ferroviário a ligá-las. 

A ligação, operada pela Pecovasa Renfe Mercancías, funciona uma vez por semana e irá transportar mais de 20 mil veículos por ano entre as duas fábricas. 

O comboio, é constituído por 16 vagões, tem um comprimento máximo de 500 metros. e será capaz de transportar até 184 veículos por viagem. 

A partir de 2023, prevê-se a inclusão de mais dois vagões, para os 550 metros de comprimento, para transportar cerca de 200 viaturas. 

O serviço evitará cerca de 2.400 viagens de camião e reduzirá em 43% (quase mil toneladas) as emissões de dióxido de carbono. 

O transporte é feito por locomotivas a diesel mas a neutralidade das emissões de CO2 será alcançada até 2024. A chegada de locomotivas híbridas irá permitir a utilização de electricidade em 100% das rotas. 

Até agora, os veículos produzidos em Martorell eram transportados de comboio para Salobral, nos arredores de Madrid, para depois serem distribuídos de camião para os concessionários.

Seat e Autoeuropa unidas pelo comboio da Beira Baixa

Através da nova linha, os veículos chegarão directamente de comboio à fábrica de Palmela. Daí serão transportados de camião para o depósito de distribuição na Azambuja, a 75 quilómetros de distância. 

A viagem de volta irá levar os veículos fabricados em Palmela para o porto de Barcelona. É a partir daí que serão distribuídos por estrada para diferentes regiões de Espanha e sul de França, e de navio para outros destinos no Mediterrâneo. 

"Com a implementação do transporte ferroviário, contribuímos de forma significativa para a redução da pegada de carbono", destaca Paulo Filipe, director de logística da SIVA. 

Já Rui Baptista, director de logística da Autoeuropa, salienta a estratégia de descarbonização da fábrica do grupo Volkswagen. 

"Abraçámos este projecto com entusiasmo desde o início, focando todos os esforços no bem comum entre todos os interlocutores". 

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