Tem cinco anos de idade e está completamente novo, com apenas 66 km marcados no conta-quilómetros. Trata-se do Saab 9-3 Aero Sedan Turbo4, o último carro saído da linha de montagem de Trollhättan, já depois de o construtor sueco ter sido adquirido pela National Electric Vehicle Sweden (NEVS) após ter anunciado a falência.
O modelo agora colocado no mercado pelo consórcio chinês será leiloado nas próximas semanas pela Bilweb Auctions, depois de ter estado exposto desde Junho no museu automóvel da Saab em Trollhättan.
Valor estimado da venda? Entre os 30 mil e os 41 mil euros, embora a leiloeira ainda não tenha revelado o preço-base a que irá levá-lo à praça.
Surpresa das surpresas é o destino que irá ser dada à verba conseguida com a venda: financiar os projectos de mobilidade com zero emissões que a NEVS está actualmente a desenvolver.
Coloca-se então a questão: como é que este modelo chega novinho em folha ao mercado? A resposta é mais irónica do que se poderia pensar.
Oficialmente, a produção na fábrica da Saab foi interrompida em 2011. Todavia, durante um curto período de tempo, em Dezembro de 2013, a NEVS relançou a produção do Saab 9-3 Aero Sedan equipado com motor a gasolina.
A façanha é tanto mais extraordinária já que a produção estava parada há mais de dois anos. Daí que tenham sido produzidas apenas 420 unidades, tendo este modelo sido destinado para testes de colisão.
Para quem o quiser comprar, ficam as principais características do Saab 9-3 Aero Sedan Turbo4. Está equipado com um propulsor a gasolina de 2.0 litros com transmissão automática, e capaz de disponibilizar 223 cv de potência e 200 g/km de emissões poluentes.
Há mais um brinde para o felizardo que ficar com este pedaço de história. O comprador será convidado para uma visita exclusiva à fábrica da NEVS, incluindo os departamentos técnicos, e de investigação e desenvolvimento.
O dia termina com um passeio exaustivo pela colecção de carros que estão em exposição no museu da Saab. Hotel e almoço estão incluídos na experiência!
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?