A Renault e a EEM – Empresa de Electricidade da Madeira, S.A. (EEM), produtor e distribuidor de energia nas ilhas do arquipélago da Madeira, anunciaram esta quarta-feira o lançamento de um ecossistema eléctrico inteligente para a ilha de Porto Santo.
Designado por "Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island", este programa tem como objectivo fazer a transição energética da ilha, sendo que os veículos eléctricos, a segunda vida das baterias, o carregamento inteligente e a reversão do carregamento (Vehicle to Grid ou V2G) são utilizados para transformar a ilha de Porto Santo na primeira ilha inteligente do mundo.
O objectivo passa por tonar todo o arquipélago da Madeira energeticamente independente, sendo que este projecto para a ilha de Porto Santo teve um tempo de execução de 18 meses.
Para a concepção deste ecossistema a Renault utilizou os seus automóveis eléctricos, sendo que o projecto conta com três vertentes complementares. Numa primeira fase, 20 famílias/entidades voluntárias da ilha de porto Santo utilizarão 14 unidades do modelo ZOE e seis unidades do Kangoo Z.E. em utilização quotidiana. Todos estes automóveis podem ser carregados nos 40 postos de carregamento que a Renault e a EEM instalaram na ilha.
Na fase seguinte, a segunda, estes veículos serão usados para injectar electricidade na rede, nos picos de maior consumo de electricidade na ilha. Para além do carregamento inteligente, as viaturas também servirão para armazenar temporariamente energia.
Na terceira fase as baterias que já estão na segunda vida e que foram retiradas dos modelos eléctricos da Renault serão usadas para armazenar energia produzida pelas centrais solares e eólicas da ilha de Porto Santo. Toda esta energia será restituída à rede quando o consumo o exigir.