Pesquisa
Tome Nota

Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador

17:05 - 29-10-2021
 
 Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador
 Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador Renault Cacia faz 40 anos e PR condecora trabalhador

A Renault Cacia fez 40 anos e para celebrar a data contou, na quarta-feira, com a presença do Presidente da República. 

Principal novidade no evento foi o anúncio da instalação de 13 mil módulos fotovoltaicos, com uma potência instalada de 6 MWp (megawatt-pico). 

Naquele que é um novo passo para incrementar a sustentabilidade da sua laboração, irá gerar, em média, uma produção energética anual de 8 GWh. 

O maior sistema de auto-consumo fotovoltaico no nosso país vai gerar uma autonomia energética de 13% e evitar a emissão de 1,8 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. 

"É um investimento estratégico que há muito queríamos concretizar, relacionado com as políticas de sustentabilidade cada vez mais presentes na actividade da Renault", assumiu Christophe Clément, director-geral da fábrica. 

Trabalhador condecorado 

Em homenagem à Renault Cacia, o Presidente da República condecorou um trabalhador que está com a fábrica desde o primeiro momento. 

"Tem 40 anos da Renault Cacia e mais seis de uma empresa que ela [Renault] entretanto comprou. Um trabalhador português que, à sua maneira, foi pioneiro por mais de quatro décadas", salientou Marcelo Rebelo de Sousa. 

"Por não ser possível homenagear todos, ao condecorá-lo com a Ordem do Mérito, homenageio todos os demais, todo o passado, todo o presente e todo o futuro da instituição". 

Exportadora para 12 países 

Segunda maior fábrica da indústria automóvel nacional, começou a laborar em Setembro de 1981 após a compra das antigas instalações da Fábrica de Automóveis Portuguesa (FAP). 

Exportadora para 12 países em quatro continentes, a Renault Cacia fabrica actualmente caixas de velocidades e outros componentes para motores. 

Entre eles contam-se árvores de equilibragem e outros elementos em ferro fundido e alumínio. É também o maior fornecedor mundial de bombas de óleo do grupo Renault, com mais de 40 milhões de unidades produzidas até à data. 

Em exclusivo para o grupo é a produção da caixa manual JT4, de seis velocidades, numa capacidade de produção anual de 600 mil unidades por ano. 

A caixa destina-se aos motores 1.0 (HR10) e e 1.6 (HR16) que equipam os Renault Clio, Captur e Mégane, e os Dacia Sandero e Duster. 

A Renault Cacia ocupa uma área total de 340 mil metros quadrados sendo 70 mil de área coberta. Emprega mais de 1.100 trabalhadores, de um total de quase 2.000 empregos directos e outros tantos indirectos. 

Os restantes 900 empregos directos estão divididos pelas filiais comercial (Renault Portugal), distribuição automóvel (Renault Retail Group), serviços financeiros (RCI Bank).

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.