A PSA anunciou o reinício progressivo da actividade nas suas fábricas, sendo que o regresso ao trabalho começou esta segunda-feira, dia 4 de Maio, e vai prolongar-se até ao dia 11 do mesmo mês.
Uma das fábricas cujo regresso à actividade vai acontecer dentro deste intervalo de tempo é a de Mangualde, que retoma a sua actividade na próxima quarta-feira, dia 6 de Maio. No primeiro dia regressam os trabalhos de preparação das unidades de ferragem, sendo que só no dia seguinte, dia 7 de Maio, todas as áreas de produção estarão a funcionar.
O grupo PSA implementou um grupo de medidas sanitárias (ver abaixo) reforçadas nas suas instalações, sendo que estas recomendações foram desenvolvidas com o apoio dos médicos da empresa e com o contributo dos representantes dos trabalhadores. Pode vê-las aqui:
- Uso, sempre que possível, de transporte individual. Em caso de partilha, fornecimento de máscaras e regra de lotação pré-definida (colocação escalonada na parte de trás do veículo).
- Medição de temperatura à entrada da fábrica, além da automonitorização de sintomas
- Fornecimento individual de máscaras e gel alcoólico
- Uso de óculos e máscaras na fábrica
- Respeito pela distância entre as pessoas em todos os espaços, incluindo áreas de descanso, áreas para fumadores com marcas no chão
- Manter as portas abertas (excepto portas corta-fogo) para evitar o contacto com os puxadores ou alavancas
- Limpeza frequente de ferramentas e superfícies de trabalho
- Tempo de espera durante qualquer troca de peças não preparadas no ambiente PSA
- Ajuste da rotação nas trocas de equipas para evitar cruzamento dos trabalhadores