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Proibido acelerar: mais radares para Lisboa

19:14 - 03-11-2021
 
Proibido acelerar: mais radares para Lisboa

A câmara municipal de Lisboa investiu 2,142 milhões de euros na compra de 41 radares de controlo de velocidade de veículos. 

Vinte vão ser instalados em novas localizações e os restantes vão substituir antigos que já existiam na cidade. 

"Até ao momento, já foram substituídos 11 radares e instalados 18 novos", indicou o município de Lisboa, em resposta à agência Lusa. 

Segundo a planta de localização do sistema de segurança rodoviária, datada de Junho, as novas localizações onde vão ser instalados estes aparelhos são as seguintes: 

» Av. Santos e Castro (dois radares);

» Av. Lusíada (dois);

» Av. General Norton de Matos (um);

» Av. Padre Cruz (dois);

» Av. Marechal Gomes da Costa (um):

» Av. da Índia (um);

» Av. Infante D. Henrique (dois);

» Av. Dr. Alfredo Bensaúde (dois);

» Av. Almirante Gago Coutinho (um);

» Av. de Ceuta (um);

» Av. Calouste Gulbenkian (um);

» Av. Marechal Craveiro Lopes (um);

» Av. dos Combatentes (dois).

» Segunda Circular (um). 

Já os 21 radares a substituir estão instalados nos seguintes locais: 

» Av. da Índia e Av. Brasília (dois radares):

» Av. Infante D. Henrique (dois):

» Av. de Ceuta (dois);

» Av. General Correia Barreto (dois);

» Av. Estados Unidos da América (dois);

» Av. Marechal Gomes da Costa (um);

» Av. Almirante Gago Coutinho (um);

» Av. Eusébio da Silva Ferreira – Segunda Circular (um):

» Av. 5 de Outubro (um);

» Av. da Igreja (um);

» Av. Cidade do Porto (um);

» Av. João XXI (um);

» Av. Afonso Costa (um);

» Av. Eng.º Duarte Pacheco (um);

» Segunda Circular (um);

» Av. das Descobertas (um). 

"Os equipamentos estão a ser paulatinamente instalados e encontram-se em fase de testes", referiu a câmara municipal de Lisboa. 

O município prevê que a instalação dos 41 novos equipamentos esteja concluída até ao final do ano e que "a sua entrada em funcionamento será oportunamente comunicada". 

Os novos aparelhos irão possibilitar "o controlo simultâneo da velocidade em várias vias e em ambos os sentidos", algo que os radares antigos só conseguiam controlar numa única via. 

Outra das funcionalidades é a possibilidade de receber, no Centro de Coordenação da Mobilidade do município, dados de tráfego em tempo real, revelou a autarquia. 

Velocidades médias, contagens de veículos com possibilidade de desagregar por tipologia, e distância entre veículos para avaliar congestionamento da via são algumas das capacidades dos novos radares, com a sua gestão a ser feita pela Polícia Municipal. 

Sobre o investimento associado, o município disse que os 20 aparelhos para novas localizações tiveram um custo de 1.094.527,80 euros, já com IVA incluído. 

Os restantes 21, que vão substituir antigos, custaram 1.047.959,85 euros (IVA incluído), o que corresponde a um total de 2.142.487,65 euros (IVA incluído). 

"Na presente data não está previsto o lançamento de qualquer concurso para a aquisição de mais radares", adiantou a câmara. 

No que respeita à aplicação de coimas, no âmbito da instalação de radares na capital, o município revelou que, "nos últimos seis anos, excluindo o corrente, foram passadas 116.700 multas ". 

Todavia, os dados registados não separam os autos de contra-ordenação por excesso de velocidade das restantes contra-ordenações de trânsito. 

"Nos últimos seis anos, excluindo o corrente, o valor médio anual das coimas é de 3.163.900 euros", explicou a autarquia. 

"O total das multas é repartido entre a câmara municipal de Lisboa (55%), a Autoridade Tributária (35%) e a Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (10%)". 

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