A Uber terá somado um prejuízo de 5 mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros) em apenas três meses, de abril a junho. Este é pelo menos o consenso dos analistas consultados pela Bloomberg, escreve o "Negócios".
A Bloomberg Intelligence aponta para que grande parte das perdas – 3,5 mil milhões – esteja relacionada com o processo de entrada em bolsa, com o qual avançou no passado mês de maio. Foi a maior oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) em cinco anos – depois da Alibaba em 2014.
A Uber pretendia levantar até 10 mil milhões de dólares na sua operação de entrada em bolsa, avaliando a plataforma de transporte em cerca de 100 mil milhões de dólares, mas acabou por angariar 8,1 mil milhões de dólares, correspondentes a uma avaliação inicial de 82,4 mil milhões de dólares. A empresa
estreou-se em Wall Street a valer 41,57 dólares no final da primeira sessão, 7,62% abaixo dos 45 dólares a que os títulos foram vendidos no IPO.
Esta oferta pública veio cerca de dois meses após a principal rival da Uber nos Estados Unidos, a
Lyft, ter avançado com o seu IPO, o qual na altura se destacou como o maior do ano em Wall Street,
com um encaixe máximo de 2,1 mil milhões de dólares, que avaliavam a companhia num máximo de 18,5 mil milhões de dólares.
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