A Nissan revelou durante a final da Liga dos Campeões da UEFA de 2018 (Real Madrid venceu o Liverpool por 3-1), em Kiev, um robô autónomo que consegue desenhar campos de futebol onde exista espaço suficiente. Denominado Pitch-R, este robô é inspirado pela tecnologia de assistência à condução ProPilot da Nissan, presente no novo Nissan Leaf e no Nissan Qashqai.
Este robô conta com um sistema de visão de quatro câmaras, sistema de localização via GPS e sistema de prevenção se colisões, sendo que consegue desenhar as linhas brancas do campo de futebol em relva e em asfalto, utilizando sempre uma tinta dissolúvel ecológica.
Alimentado por um conjunto de baterias recarregáveis, este Pitch-R move-se de forma autónoma para analisar as imediações em tempo real e perceber se é possível encontrar um espaço adequado para criar um campo.
Consegue contornar obstáculos e é capaz de criar campos para futebol de cinco, sete ou 11 jogadores, sendo que o processo completo demora no máximo 20 minutos. O resultado são linhas perfeitas e um campo capaz de passar as inspecções da UEFA, mas a marca nipónica garante que é igualmente útil para um jogo "a brincar" entre colegas de trabalho ao fim-de-semana.
"A Liga dos Campeões da UEFA conta com os melhores futebolistas do mundo", afirmou Roel De Vries, vice-presidente executivo para marketing e estratégia de marca da Nissan. "Mas todas essas estrelas começaram como todos os miúdos, utilizando camisolas como postes de balizas e giz para desenhar linhas onde quer que conseguissem encontrar espaço livre para jogar o desporto que adoram", acrescentou.
"Esta é a paixão que motivou a nossa equipa de engenharia e design a criar o Pitch-R. Este robô introduz o melhor da tecnologia da Nissan numa inovação que pode beneficiar o futebol amador e entusiasmar e atrair jovens fãs", destacou jean-Pierre Diernaz, vice-presidente para o marketing da Nissan Europa.