O Volkswagen I.D. R Pikes Peak eléctrico, com o francês Romain Dumas ao volante, foi o mais rápido na qualificação desta quarta-feira antes do Pikes Peak International Hill Climb, prova agendada para o próximo dia 24 de Junho.
Este "monstro" eléctrico com 680 cv de potência estabeleceu um tempo "canhão" de 3 minutos e 16.083 segundos no traçado mais curto da subida, sendo que arrancou um tempo 11.049 segundos mais rápido do que o segundo classificado, Simone Faggiolo, com um Norma M20 SF PKP com motor a combustão.
"Foi um dia muito bom para nós", afirmou Romain Dumas. "O I.D. R Pikes Peak é incrível. Nunca experienciei potência e aceleração como neste carro de competição", acrescentou o piloto gaulês.
Recorde-se que na qualificação cada participante da mítica subida no Colorado, nos Estados Unidos, só faz a primeira secção da prova, dos 0 até aos 8.3 km. Estes tempos são usados para definir a ordem de partida da prova, com 19.99 quilómetros, sendo que quer registar o tempo mais rápido sai em primeiro.