O Grupo francês PSA (formado pela Peugeot, Citroën e DS Automobiles) e o construtor alemão Opel (propriedade da General Motors - GM) estão em negociações avançadas relativas a uma eventual fusão.
"O Grupo PSA confirma que, em conjunto com a General Motors, está a explorar inúmeras iniciativas estratégicas que visam melhorar a sua rentabilidade e eficiência operacional, incluindo uma possível aquisição da Opel", pode ler-se no comunicado do Grupo PSA, que é liderado pelo português Carlos Tavares.
Ainda assim, o comunicado termina com uma nota que assegura que "de momento não existe qualquer garantia de que um acordo será alcançado". Porém, tudo parece apontar que o anúncio pode ser feito nos próximos, até porque desde 2012 que a GM e o Grupo PSA têm implementado uma Aliança que já deu origem a projectos paralelos. Basta recordar que o último lançamento da Opel, o crossover Crossland X, partilha a plataforma com o Peugeot 3008, ao passo que o futuro Opel Grandland X irá assentar na mesma base do Peugeot 5008.
No papel tudo parece fazer sentido, mas teremos de aguardar pelos próximos dias para perceber se ambos os grupos vão chegar a acordo.