Pesquisa
Tome Nota

Petróleo disparou 46% após Trump anunciar acordo entre Rússia e Arábia Saudita

17:20 - 02-04-2020
 
Petróleo disparou 46% após Trump anunciar acordo entre Rússia e Arábia Saudita

O petróleo WTI em Nova Iorque disparou 35% e o Brent em Londres chegou a disparar 46% depois de o presidente dos Estados Unidos ter anunciado que a Arábia Saudita e a Rússia deverão cortar a produção em pelo menos 10 milhões de barris por dia, escreve o "Negócios".

O presidente norte-americano, Donald Trump, utilizou a respetiva conta Twitter para divulgar o resultado das conversas com o "amigo" Mohammed bin Salaam, o príncipe da Arábia Saudita, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, indicando que ambas as nações vão cortar a produção em cerca de 10 milhões de barris - um número que, num tweet à parte, revela que pode ascender aos 15 milhões. 

Apesar deste anúncio, o porta-voz de Putin já afirmou que o presidente russo não falou com o príncipe saudita. De acordo com a televisão estatal saudita, a Arábia Saudita já convocou uma reunião de urgência da OPEP+ (grupo que integra os países produtores da OPEP e aliados como a Rússia), mas ainda não foi confirmado o corte através de fonte oficial desta nação. 

Depois dos mínimos das últimas sessões, o petróleo está a registar uma valorização recorde. O WTI chegou a subir 35% para 27,39 dólares e o Brent em Londres chegou a disparar 46,69% para 36,29 dólares. As cotações aliviaram logo de seguida, registando ainda assim valorizações robustas. O WTI em Nova Iorque segue agora a valorizar 23,49% para 25,13 dólares. O Brent em Londres ganha 20,13% para 29,68 dólares.

Há, desta forma, uma forte inversão da tendência negativa que se tem verificado nos mercados de petróleo, que fecharam há dois dias o pior trimestre da história. O WTI em Nova Iorque acumulou uma queda de 66% nos primeiros três meses do ano, semelhante à quebra de 65% do barril de Brent no mesmo período.

Leia a notícia na íntegra no "Negócios"

(notícia atualizada às 15h50 com mais informação)

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.