No meio do combate à poluição do ar, a cidade de Pequim vai transformar toda a sua frota de táxis em carros eléctricos. Esse é o objectivo dos programas de controlo da poluição da capital chinesa a áreas periféricas. Uma decisão que vai custar mais de mil milhões de euros.
Há cerca de 70 000 táxis em Pequim e o plano é que para além da troca por veículos eléctricos seja também banida a entrada de táxis com motores de combustão. Ainda é incerto que esta decisão seja transformada em lei e possa ser aplicada a outras cidades, algo que implicaria ao Governo chinês construir infra-estruturas para reunir condições para o abastecimento de 70 000 carros que em pouco tempo iriam ocupar as ruas. Já em 2014 a cidade tinha introduzido 200 táxis eléctricos, sendo que alguns motoristas se queixaram por serem obrigados a esperar seis horas nas estações de recarregamento.
Um estudo recente da Universidade da California revelou que por ano mais de 1.6 milhões de pessoas morrem na China devido à poluição do ar.