O projecto desenvolvido por Francisco Duarte, aluno de doutoramento em Sistemas de Transportes do Programa MIT Portugal na Universidade de Coimbra, tem o nome de Pavnext e já recebeu dois prémios de elevada categoria. Um deles foi promovido pelo Automóvel Clube de Portugal e o outro foi atribuído pelo Big Smart Cities, uma competição de empreendedorismo e inovação.
O Pavnext é um piso que permite gerar dados de tráfego e de velocidade, da energia gerada e consumida, possibilitando a criação de relatórios e a optimização de consumos energéticos em tempo real. Este tipo de pavimento tem ainda a potencialidade de substituir as lombas de redução de velocidade, enquanto que promove um aumento da segurança e da eficiência energética. A energia captada pode depois ser convertida em energia ‘limpa’, que pode ser direccionada para iluminação pública, por exemplo.
Este pavimento tem como objectivo actuar directamente sobre os veículos, de modo a manter os mesmos dentro dos limites definidos para o local de aplicação do equipamento, uqe poderá ser em zonas antecedentes de passadeiras, de cruzamentos, rotundas, escolas, hospitais, entre outros locais onde se pretenda controlar de forma eficaz a velocidade de circulação.
A Pavnext vai agora fiar instalada no Vodafone Power Lab, um laboratório de inovação da Vodafone Portugal que apoia projectos empreendedores.