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Paris já limita tráfego automóvel com… autocolante Crit’Air
15:57 - 24-01-2017
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A poluição nas duas maiores cidades francesas continua a causar enormes problemas na circulação automóvel, com grandes constrangimentos tanto em Paris como em Lyon. Também Grenoble está sob uma nuvem de poluição que obrigou as autoridades a medidas drásticas. Enquanto nesta cidade e em Lyon a opção foi pela circulação alternada (matrículas pares num dia, ímpares noutro), Paris passou a dispor, desde 16 de Janeiro, de um novo sistema.

Chama-se Crit’Air e é um sistema de autocolantes coloridos atribuídos a cada carro de acordo com o seu grau de poluição e que deve ser colado no pára-brisas, sob pena de o condutor ser multado, entre 68 a 135 €. São seis as categorias, sendo uma delas destinada a veículos eléctricos ou a hidrogénio que poderão circular em qualquer situação.

As restantes cinco categorias vão desde a 1 para os carros que respeitam as normas Euro 5 e 6, até à 5 para veículos de 1997 a 2000, da norma Euro 2. Os carros mais antigos não estão classificados. Dependente do grau de poluição num determinado dia, as autoridades parisienses determinam quais as categorias Crit’Air que poderão circular, eliminando primeiro, obviamente, os carros mais antigos e poluentes…

Por exemplo, na categoria 5 caem todos os Diesel matriculados entre 1997 e 2000, calculando-se que sejam 1,9 milhões de carros em França… Porque este selo Crit’Air será válido para todo o país e não apenas para Paris. Hoje e amanhã (entre as 5h30 e as 20h), tanto os carros desta categoria como os anteriores (não classificados) estão proibidos de circular em Paris, com multa e imobilização imediata do veículo para quem desobedecer.

O problema da poluição tem vindo a agravar-se em Paris, tendo já obrigado a inúmeros dias de circulação alternada, com transportes públicos gratuitos para tentar compensar. Agora, no final da primeira semana do novo sistema Crit’Air, uma nova nuvem cerrada de gases poluentes obrigou a tomar novas medidas restritivas da circulação. E volta o debate quanto às limitações do trânsito no centro urbano.

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