Pesquisa
Tome Nota

Operação RoadPol: GNR ''apanha'' 287 condutores por taxa-crime de álcool

14:11 - 12-05-2022
 
Operação RoadPol: GNR ''apanha'' 287 condutores por taxa-crime de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 287 crimes por condução com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/litro.

Aquela autoridade adianta que a operação de fiscalização RoadPol – Alcohol and Drugs decorreu entre 4 e 10 de Maio para promover comportamentos seguros.

A GNR instaurou igualmente 578 autos de contra-ordenação por condução sob influência de álcool, com uma taxa de álcool no sangue inferior a 1,2 g/litro.

Durante aquele período, foram fiscalizados 35.249 condutores, e registados 124 por condução sem habilitação legal, em comunicado divulgado esta quinta-feira pela agência Lusa.

Relativamente às substâncias psicotrópicas, a GNR adianta que foram testados 111 condutores. Foram detectados dois casos positivos, os quais se encontram a aguardar confirmação laboratorial.

No decorrer da operação, foram registados 10.672 autos de contra-ordenação nas estradas portuguesas, destacando-se 2.744 por excesso de velocidade.

Outros 770 foram por falta de inspecção periódica obrigatória, 477 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção por crianças,e 341 por uso indevido do telemóvel.

A RoadPol, da qual a GNR pertence desde o final de 2021, é uma organização estabelecida pelas polícias de trânsito europeias.

O seu principal objectivo passa por melhorar a segurança rodoviária e a aplicação da lei nas estradas.

Na estratégia de 2020-2022, a RoadPol estabeleceu quatro áreas de actuação na segurança rodoviária: as estradas, os veículos, os utilizadores e a velocidade.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.