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Revelado que foi no salão automóvel de Paris o protótipo que dará origem a uma nova geração do Renault Twingo, a marca do losango mostra agora o interior do citadino E-Tech Electric no evento de Bruxelas.
Longe de imitar o desenho modelo original de 1993, os estilistas mantiveram um interior espaçoso mas com soluções práticas e originais.
Em causa está igualmente o máximo de contenção nos custos para conseguir um "eléctrico" acessível ao comum dos mortais por um preço inferior a 20 mil euros quando chegar em 2026 aos concessionários.
O mobiliário interior do protótipo caracteriza-se logo por um tabliê "flutuante" na cor da carroçaria, onde se apoiam o painel de instrumentos de sete polegadas e o ecrã multimédia de 10,1.
Contra a falta de comandos físicos, acima da consola central estão três botões para regular a climatização, complementados pelo vermelho dos "piscas" de emergência como tributo ao primeiro Twingo.
Contra uma bagageira previsivelmente pequena, somam-se espaços de arrumação sob o tabliê para objectos de uso quotidiano (ou não!).
Os estofos dos bancos inspiram-se nos padrões coloridos que decoram o modelo da primeira geração, mas com toques ligeiros nos painéis das portas e na instrumentação para combinar com a cor exterior.
Como carro de exposição que também é para explorar e testar novas ideias, o citadino tem o piso feito de cortiça tingida.
Pena é não estar previsto o tejadilho envidraçado que exibe no modelo de produção, nem mesmo a capota recolhível em tela que realçava os antecessores.
A estreia não se limita ao habitáculo, já que foram feitos acertos por fora do habitáculo com detalhes estéticos que o aproximam do visual definitivo do modelo de produção.
A parte inferior da área frontal esconde uma entrada de ar enquanto as extensões das cavas das rodas traseiras foram reduzidas, e o formato dos farolins alterado.
Os pára-choques pretos foram redesenhados e impressos num padrão em favo de mel com o uso duma impressora 3D, juntando-se uma nova entrada de carregamento na esquerda do guarda-lamas dianteiro.
O Renault Twingo E-Tech Electric será construído sobre a plataforma AmpR Small em que são montados os R4 e R5 100% electrificados.
Sem informações técnicas precisas, os rumores apontam para uma autonomia em redor dos 300 quilómetros, mas sem se saber a capacidade da bateria assim como o poder do motor que o equipará.
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