Com apresentação agendada ainda para este ano, o novo Opel Corsa vai passar por uma rigorosa dieta para ficar abaixo da marca dos 1000 quilos.
Quem o diz é a marca de Rüsselsheim, que esta segunda-feira confirmou que o novo Corsa vai pesar até 108 quilos a menos que o seu antecessor, com a versão mais leve a pesar apenas 980 quilos (sem condutor).
Esta diferença significativa explica-se com o facto da Opel já poder passar a contar com o hardware do grupo PSA, sobretudo a plataforma CMP, a mesma que encontramos em modelos como o novo Peugeot 208 e o DS3 Crossback. Recorde-se que o Opel Corsa actual ainda conta com uma versão desenvolvida da mesma plataforma do Corsa lançado em 2006.
Esta dieta de 108 quilos ganha ainda mais relevância quando percebemos que esta nova versão do Corsa contará com a mais recente tecnologia do grupo PSA, mais elementos focados no conforto - como mais material de isolamento, por exemplo - dos passageiros e claro, mais elementos de segurança.
Só na estrutura da carroçaria, que a marca descreve como "body-in-white", foi possível poupar 40 quilos. Os bancos permitiram uma poupança de mais 10 quilos, o "capot" em alumínio permitiu um ganho de 2.4 quilos e os novos motores em alumínio vão contribuir para uma poupança de mais 15 quilos (ver infografia abaixo).
Este esforço da Opel não só terá repercussões no comportamento dinâmico do novo Corsa como também se fará sentir nos consumos de combustível e de emissões de CO2.