O Liechtenstein é um pequeno país situado no centro da Europa, entre a Suíça e a Áustria, com apenas 36 mil habitantes. Um lugar que passa meio despercebido mas que em breve poderá estar na frente da tecnologia da mobilidade. E se nunca ouviu falar do Liechtenstein provavelmente também não conhece a NanoFlowcell, uma empresa que apresenta uma nova tecnologia que promete revolucionar todos os transportes.
Diferente de todos os outros veículos eléctricos o Quant apresenta um novo tipo de carregamento. O carro é considerado um puro eléctrico mas abastecido com células de fluxo de combustível – semelhante ao utilizado nos veículos a hidrogénio. A novidade está no sistema nanoflowcell que reage dentro dessas mesmas células e produz electricidade. O tipo de abastecimento pode ser feito semelhantemente ao realizado com combustível dado que o veículo enche dois tanques – um com líquido positivo e outro com líquido negativo. O líquido de abastecimento, chamado de bi-ION, é considerado não-tóxico, não-inflamável e não-poluente. A empresa defende que esta tecnologia é mais barata, permite maior potência e mais rápida de recarregar, visto que para encher o tanque bastam cinco minutos.
O Quant 48Volt será apresentado no Salão Automóvel de Genebra e sucede aos modelos Quant E, Quantino e Quant FE – apresentado no mesmo salão em 2016. Este novo modelo promete um alto desempenho e vai certamente testar a eficiência desta nova tecnologia dado que vem com 760cv e tracção integral. O carro pode chegar aos 100 Km/h em 2.4 segundos e tem velocidade máxima de 300 Km/h. Um dos grandes problemas que os carros eléctricos enfrentam é a autonomia e é aqui que o Quant 48Volt pode surpreender. A NanoFlowcell garante uma autonomia de 1 000 Km!
Uma tecnologia que esta pequena empresa pretende aplicar em todos os transportes desde barcos a aviões e até aplicar em uso doméstico. O preço também vem surpreender já que para abastecer o Quant48Volt ao máximo de 1.000 Km custaria apenas 13 euros.