Chama-se Yara Birkeland e é o primeiro cargueiro eléctrico autónomo. Nasceu na Noruega e tem capacidade para um total de 100 contentores. O navio utiliza GPS, radares e câmaras para navegar pelo mar sem qualquer tipo de controlo humano. O lançamento está previsto para 2018 e já deverá fazer as suas primeiras viagens sem tripulação a partir de 2020.
O preço de um transporte deste tipo ronda os 25 milhões de dólares, que é três vezes mais elevado que um cargueiro normal com a mesma capacidade, mas os investidores acreditam que o preço continua a ser atractivo dada a enorme poupança em combustível e em trabalhadores, que pode chegar aos 90%.
"O Yara Birkland vai operar como um navio tripulado, mudando depois para uma operação remota em 2019 e espera-se que seja capaz de funcionar de forma totalmente autónoma a partir de 2020", declarou a empresa.
O plano para o próximo ano é colocar Yara Birkeland a transportar cargas de fertilizantes até ao porto de Larvik, a cerca de 60 quilómetros do ponto inicial. "Talvez possamos levar o nosso fertilizante até ao Brasil", afirmou o director de produção do navio, Petter Osbo. "Mesmo que digam que as alterações climáticas não são uma realidade, esta é uma verdade comercial, uma vez que as fontes de energias renováveis são mais baratas que os combustíveis fósseis", acrescentou.