O novo Nissan LEAF é o mais recente automóvel a receber a classificação máxima, ou seja, de 5 estrelas, no Programa Europeu de Avaliação de Novas Viaturas (EuroNCAP).
O eléctrico da marca nipónica é também o primeiro automóvel a ser avaliado no âmbito dos mais restritivos e detalhados protocolos de classificação do EuroNCAP para 2018. Os protocolos deste ano prevêem a introdução de uma série de novos testes que abordam os principais cenários de colisão que envolvem automóveis, peões e agora também o crescente número de ciclistas.
O novo LEAF garantiu uma classificação de 93% para a segurança de adultos e uma classificação de 86% para a protecção de crianças. A classificação de segurança é determinada a partir de uma série de testes que reproduzem cenários mais importantes de acidentes reais dos quais podem resultar ferimentos em ocupantes e/ou peões e ciclistas.
Recorde-se que este mesmo modelo já tinha alcançado a pontuação máxima de 5 estrelas no Programa de Avaliação de Novas Viaturas do Japão, onde conseguiu 94,8 pontos em 100 possíveis no que respeita a segurança dos ocupantes numa colisão.