A cidade de Munique, na Alemanha, colocou em marcha uma política de apoio à aquisição a táxis totalmente eléctricos, mas há ainda um detalhe interessante como medida de incentivo.
Com o objectivo de reduzir as emissões poluentes, a cidade lançou um programa de ajuda à massificação de eléctricos entre os profissionais, mas em vez de dar dinheiro directamente aos condutores para a compra do veículo, a estratégia passa por pagar aos taxistas ao quilómetro.
Um projecto pioneiro que se destina a veículos 100% eléctricos ou até automóveis fuel-cell e oferece 20 cêntimos por quilómetro percorrido. O que dará algo como incentivo financeiro de 20 euros a cada 100 quilómetros.
Calculando um dia de trabalho com 200 km percorridos, o taxista iria auferir de incentivo do município cerca de 1.200 euros mês. Está definido um limite para este incentivo fixado nos 40% do valor do veículo, sendo que a câmara da cidade tem um orçamento limitado a dois milhões de euros.
Esta é uma forma que poderá ajudar os taxistas a dar o salto para os veículos eléctricos de forma mais económica e ajudará certamente a pagar os gastos mensais, além de uma poupança clara no combustível e no ataque ambiental.