Enquanto a Ford não lança a próxima geração do Focus RS, a Mountune acaba de apresentar o pack mais recente de modificações para este modelo, que deixa o motor Ecoboost de 2.3 litros com uns impressionantes 520 cv de potência, mais 170 cv do que no modelo de série.
Esta modificação é conhecida pelo nome de código "M520" e consiste num turbo BorgWarner EFR-7163, uma nova bomba de gasolina, melhorias na árvore de cames e na gestão electrónica. Contas feitas, o Focus RS passa a produzir 520 cv de potência e 700 Nm de binário máximo, números que fazem dele um "hot hatch" ainda mais… nervoso!
Esta modificação custa 5.974 libras, aproximadamente 6.530 euros, mas há uma transformação mais barata, para quem tiver um orçamento mais apertado ou para quem se contente com menos potência.
O nível abaixo desta transformação chama-se "M450" e está disponível por 3.220 euros. Esta preparação é menos "bruta" e deixa o Focus RS com 450 cv de potência e 580 Nm de binário máximo.
A nova geração do Focus ainda não tem versão RS mas já conta com uma proposta ST. Foi apresentada em Fevereiro deste ano e conta com um motor 2.3 EcoBoost que produz 280 cv de potência e 420 Nm de binário máximo, números que lhe permitem passar dos 0 aos 100 km/h em seis segundos.
Há ainda uma versão diesel do Focus ST que monta um bloco 2.0 EcoBlue de 190 cv e 400 Nm, números que fazem deste o motor diesel mais potente alguma vez montado num Focus.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?