O WRC está de luto pela morte de Timo Mäkinen, aos 79 anos. O antigo piloto finlandês foi um dos grandes pioneiros da escola finlandesa, apelidado como o "finlandês voador".
Ainda que Timo não tenha alcançado qualquer título do WRC, sem dúvida foi um dos pilotos que deixou a sua marca na década de 60, somando três triunfos consecutivos no Rali dos 1.000 Lagos (actual Rali da Finlândia), entre 1965 e 1967, e venceu uma edição do Rali de Monte Carlo, em 1965, sempre ao volante de um Mini Cooper S.
Timo Mäkinen começou a sua relação com o mundo automóvel como vendedor da BMC, chegando a realizar algumas provas pontuais com um Saab 95, um Austin Healey 3000 e um Volvo 544. O finlandês acumulou várias vitórias de grande mérito ao longo de 20 anos como piloto profissional. Entre 1973 e 1975 venceu também três vezes o Rali da Grã-Bretanha ao volante de um Ford Escort.
Os sucessos de Timo serviram de referência para os pilotos finlandeses seguintes, como Hannu Mikkola e Markku Alén. Timo Mäkinen será agora colocado no "Hall of Fame" dos ralis como um dos maiores pilotos da história.