Chama-se Hyundai Mobis e é um inovador airbag desenvolvido pela marca sul-coreana para proteger os ocupantes em caso de capotamento.
Até hoje, os airbags têm sido desenvolvidos para reduzir as consequências de um embate directo, seja ele frontal ou lateral, minorando as lesões ao nível da cabeça, no tronco ou nos membros inferiores. A nova proposta da Hyundai destina-se a proteger a zona dos tejadilhos panorâmicos, cada vez mais populares em diversos segmentos do mercado.
Este projecto ainda está em fase de desenvolvimento, mas a solução já foi patenteada pelo fabricante que está a trabalhar em colaboração com a Hyundai. Os testes realizados mostram a eficácia do sistema para minimizar os efeitos de um capotamento, limitando os traumas mortais do impacto da cabeça com o vidro temperado do tejadilho.
Este novo airbag foi pensado para ser alojado na parte traseira do veículo, onde fica instalada a almofada e o sistema pirotécnico de activação do enchimento, ao mesmo tempo que a almofada se estende ao longo da parte superior do habitáculo.
Segundo os responsáveis, são necessários uns meros oito centésimos de segundo com um ângulo anormal de inclinação do veículo para que o sistema entre em acção na previsão do capotamento. Para garantir a correcta protecção, a extensão da almofada é guiada por calhas específicas que garantem uma extensão perfeita e uma protecção total. Esta solução pilotada do airbag contrasta com os sistemas em utilização, em que o único controlo do enchimento é o volume e forma das almofadas destinadas a proteger o tórax do condutor do embate no volante, da cabeça nos vidros laterais e dos membros inferiores.