Em Tóquio, no Japão, já se iluminam as 100 velas para celebrar o centésimo aniversário da Mitsubishi. Mais concretamente, foi no bairro de Minato que tudo começou e onde ainda permanece a sede da marca nipónica. Para além de um longo historial de sucessos, Mitsubishi vai festejar com a recriação do seu primeiro veículo, o Model A.
Passados 100 anos este carro vai ser adaptado aos tempos modernos, sendo que regressará como híbrido plug-in, uma aposta especial da marca. A Mitsubishi construiu o seu primeiro carro em 1917 mas a sua fundação foi em 1870, dado que a empresa está também presente em outros sectores de actividade como a energia, química ou fotografia. Deste Model A foram fabricadas apenas 22 unidades de modo artesanal.
O veículo foi desenvolvido com um motor de 2.8 litros de cilindrada e produzia 35 cv. Tinha quatro portas, sete lugares e, com uma tração traseira, atingia uma velocidade máxima de 100 km/h. A nova recriação terá um motor de gasolina 2.0 e dois motores eléctricos com tracção integral. O carro terá como base o híbrido Outlander PHEV, o grande destaque da marca em termos tecnológicos e um dos mais apreciados mundialmente.
A Mitsubishi vai trabalhar em conjunto com a empresa norte-americana de restauro automóvel West Coast Customs, num projecto que está previsto terminar no Verão.