Nos anos 90 um dos melhores motores alguma vez criado foi instalado num dos melhores carros alguma vez criado. Na altura o ‘presente’ foi da BMW que entregou o motor S70/2 V12 para dar vida ao McLaren F1. Agora as duas marcas estão juntas de novo para desenvolver o futuro dos motores.
Ainda não existem muitos detalhes em relação a esta parceria anunciada pela McLaren mas a especulação aumenta e as expectativas estão em alta, tendo em conta o prestígio das duas construtoras e a qualidade a que nos têm habituado. Num comunicado oficial a McLaren revelou que a BMW a irá ajudar a desenvolver uma
"nova tecnologia de combustão que será aplicada aos futuros motores da McLaren e BMW".
A tecnologia tem como objectivo principal gerar maior potência enquanto reduz os níveis de emissão de CO2. Embora seja um plano para o futuro das marcas, esse futuro não está muito distante dado que está previsto que esta tecnologia seja implementada a partir de 2020. Este projecto conta ainda com outros parceiros e representa um investimento de 32 milhões de euros, sendo em parte financiado pelo Governo britânico. A McLaren conta com o apoio da fabricante de motores Ricardo, o Grupo BMW e a Grainger and Worrall, que providenciará a moldagem. A Universidade de Bath está tembém envolvida para pesquisar formas de desenvolver capacidades avançadas num sistema de motor eficiente de combustão interna.
"É um projecto interessante que irá fortalecer todas as partes envolvidas. A Mclaren tem uma óptima reputação na construção dos melhores motores do mundo, como foi o caso do M838T e a sua anterior categoria ao vencerem o prémio internacional de motor do ano", disse o CEO da McLaren, Mike Flewitt.
"Vamos continuar a desenhar e construir os nossos próprios motores. Este projecto vem ajudar-nos a acelerar o processo de desenvolvimento da nossa próxima geração de motores", acrescentou.
Para a BMW esta é igualmente uma parceira fantástica.
"Estamos satisfeitos por poder integrar este plano. A McLaren e a BMW têm uma excelente reputação na construção de motores e esperamos desenvolver o melhor futuro possível. A nossa estratégia de dinamismo eficiente privilegia o desenvolvimento de tecnologia que reduza os níveis de emissão de CO2. A tecnologia que vamos desenvolver garante isso mesmo e queremos aplica-la em todos os modelos BMW no futuro", disse um representante da marca alemã.