O Mazda CX-3 chegou há pouco tempo a Portugal e o novo Mazda 3 está a chegar aos concessionários da marca de Hiroshima. Mas há mais novidades. Em Genebra foi apresentado o novo CX-30, uma proposta inédita que se vai posicionar a meio caminho entre o CX-3 e o CX-5.
Foi realizado com base na plataforma do novo Mazda 3. Tem 4,39 metros de comprimento e é 20 cm maior do que o CX-3, 30 cm mais largo e 5,0 cm mais alto. A distância entre-eixos cresceu cinco centímetros para melhorar a habitabilidade.
A imagem talvez não seja tão elegante e estilizada como a dos últimos Mazda, que assumem um carácter vincadamente desportivo. É evidente a abordagem mais convencional ao universo dos SUV, mas a elegância, feita de linhas suaves, continua presente.
O habitáculo segue a linha do que surgiu no novo Mazda 3, e isso é bom. Ganhou na imagem, na funcionalidade e ergonomia, sem esquecer o upgrade no campo digital, onde se destaca o novo ecrã digital de 8,8 polegadas que serve de interface para o info-entretenimento e inclui muitos comandos associados à condução. O habitáculo ganhou espaço e a bagageira mais volume, respondendo a algumas críticas sofridas pelo CX-3 a este nível.
No campo dos motores vão estar disponíveis as mesmas propostas que encontramos no novo Mazda 3: o bloco 1.8 diesel e o 2.0 a gasolina, um "mild" (ligeiro) híbrido onde uma pequena bateria permite recolher a energia das desacelerações e travagens. A marca de Hiroshima ainda não confirmou se os níveis de potência (116 e 122 cv) serão mantidos quando o CX-30 chegar a Portugal no final do Verão.