17 épocas depois e com dois títulos no bolso, o piloto sueco Mattias Ekström anunciou que vai deixar o DTM, o campeonato alemão de turismos. Neste período somou 23 vitórias em 195 corridas e tornou-se o piloto mais bem-sucedido da Audi neste campeonato.
Agora o objectivo de Ekström – que será substituído por Robin Frijns – passa por se concentrar no campeonato do mundo de Rallycross, prova que passa pelo nosso país, mais concretamente pelo circuito de Montalegre (28 de Abril).
"Foi uma das decisões mais difíceis que alguma vez tive de tomar", afirmou o sueco. "O DTM foi a minha vida durante muito tempo e o meu coração vai sempre continuar a bater pelo DTM no futuro", adiantou. "Contudo, investi muito tempo e muita energia na minha equipa de rallycross nos últimos anos. Sem os dois programas vou ser capaz de me concentrar totalmente num campeonato outra vez e ter mais liberdade para a minha família e para os meus filhos. Vou continuar a competir na minha própria equipa e vou abrir uma vaga no DTM para um jovem promissor", atirou.
Recorde-se que desde 2014 que Mattias Ekström tem competido em paralelo no DTM (com a Audi) e no RX com a sua própria equipa, a EKS Team, sendo que no seu terceiro ano no Rallycross conseguiu assegurar o campeonato do mundo de pilotos.