Uma companhia que pertence à Nokia, a HERE, pretende criar o mais preciso mapa de trânsito em tempo real. O plano passa por juntar várias marcas automóveis para que, através dos sensores presentes nos seus carros, possam partilhar as situações de trânsito que estão a enfrentar.
A Audi, BMW e Mercedes já concordaram em contribuir juntas para este novo mapa, o primeiro a incluir dados de vários serviços de navegação de fabricantes automóveis. A empresa responsável pelo projecto diz que os dados recolhidos pelos sensores dos carros que observam tudo o que os cerca pode levar a "precisão dos mapas bem mais elevada e informação sempre actualizada sobre condições de trânsito", um serviço que promete superar o Google Maps ou o Waze, que estão sempre dependentes de satélites e de utilizadores.
Todas as marcas já possuem carros conectados em mais de 60 países, mas o serviço rapidamente será espalhado à medida que o número de carros com sensores avance. E a HERE espera ainda receber mais marcas para colaborarem. Embora 60 países estejam disponíveis para este serviço, apenas metade terá condições para manter a informação detalhada e constantemente actualizada. Um serviço que fará sentido para o avanço da automatização.