Lucas di Grassi é o campeão da temporada de 2016/2017 da Fórmula E, que terminou em Montreal, no Canadá.
À partida para a corrida final o piloto brasileiro tinha 10 pontos de desvantagem para o piloto da Renault, Sebastian Buemi, mas conseguiu fazer pole position e vencer a primeira corrida, passando para a frente da classificação geral com uma vantagem de 24 pontos.
Grassi iniciou a corrida final ao lado do colega de equipa Daniel Abt, no terceiro lugar de partida, enquanto Buemi começou em 13º lugar. Os pilotos da Audi terminaram a prova em sexto lugar (Abt) e sétimo lugar (Grassi). Buemi ficou em 11º depois de ter sofrido um toque do português Félix da Costa, que terminou em 15º.
A corrida acabou por ser vencida pelo francês Jean-Éric Vergne, com Felix Rosenqvist em segundo lugar e Jose Maria Lopez a fechar o pódio. O suíço Buemi liderava o campeonato desde a primeira corrida e defendia o título mundial. Quanto às equipas, a Renault venceu com 268 pontos, mais 20 que a Audi Sport. Em terceiro lugar ficou a Mahindra com 215 pontos.
Lucas di Grassi mostrou-se satisfeito com a vitória. "Hoje é o melhor dia da minha carreira. Acreditei na Fórmula E desde o primeiro dia porque o mundo está a mudar. Há três anos vencemos a primeira corrida em Pequim e hoje vencemos o campeonato. A Audi Sport tem feito um trabalho perfeito. Aqui em Montreal, a melhor pista da Fórmula E, fomos rápidos desde o início", afirmou.