O número de taxistas (25.677) em Portugal ainda supera o de motoristas de Transportes de Passageiros em Viaturas Ligeiras Descaracterizados (TVDE), que totalizam 23.167 e que já são maioritários nos dois maiores distritos do país.
Segundo os dados cedidos à TSF pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), na zona de Lisboa há 12.436 pessoas ao serviço da Uber, Bolt, Cabify ou Kapten, num total de sete operadoras, representando mais de metade dos registados a nível nacional.
Enquanto na região da capital portuguesa superam em 32% o número de taxistas, na área metropolitana do Porto a diferença entre eles é de 18%, havendo no final de janeiro deste ano um total de 3.927 motoristas a trabalhar para estas empresas assentes em plataformas digitais.
"Não é bom para ninguém, sobretudo para os motoristas, pois haverá mais carros que clientes. (…) Alguns motoristas, em jeito de brincadeira, costumam dizer que quando éramos ilegais tínhamos mais rendimentos do que hoje", reagiu à mesma rádio o dirigente do Sindicato dos Motoristas TVDE, António Fernandes.