Depois de muitos rumores e especulações que colocaram em causa a legitimidade do recorde do
novo Lamborghini Huracán Performante em Nurburgring, a marca de Sant’Agata Bolognese divulgou os dados de telemetria (carregue na imagem abaixo) da sua volta "canhão" no "The Ring", colocando um termo às dúvidas que se tinham levantando e confirmando o Huracán Performante como o carro de produção mais rápido no mítico traçado de Nordschleife.
Telemetria Lamborghini Huracán Performante no Nurburgring
Recorde-se que assim que a Lamborghini anunciou que este Huracán tinha "tirado" cinco segundos ao antigo tempo mais rápido – pertencia ao Porsche 918 Spyder -, foram muitos os que colocaram em causa o
tempo de 6 min 52 segundos do "Lambo", recorrendo ao vídeo do recorde para mostrar imagens que mostravam o ponteiro das rotações na mesma posição ainda que em velocidades diferentes. E como se isso não fosse suficiente para levantar dúvidas, ainda era possível verificar que em dois determinados "frames" do vídeo se via a velocidade a passar dos 131 Km/h para os 190 km/h.
Lamborghini Huracán Performante é o novo rei do Nurburgring
Na altura levantámos a hipótese destas "falhas" momentâneas poderem ter sido causadas por um erro no GPS, que como sabemos são alvo de interferências de árvores, ondas de rádio e até dos reflexos na estrada. Mas depois da Lamborghini ter revelado a telemetria da volta, é possível identificar a velocidade a que o Huracán ia em todos os minutos do recorde, e analisando os dados percebemos que tudo bate certo.
Outra das questões levantadas e que podia hipotecar a validação deste recorde era o facto desta volta ter sido conseguida com pneus Pirelli Trofeo R, pneus que a própria Pirelli confirmou que foram desenvolvidos em específico para este carro e para esta tentativa de recorde. E como é sabido, para este recorde ser homologado tem de ser alcançado com pneus que estejam disponíveis com o automóvel em causa. Ainda assim, Maurizio Reggiani, director de pesquisa e desenvolvimento da Lamborghini, já confirmou que estes pneus estarão disponíveis na lista de opcionais deste Huracán.
Recorde-se que este Lamborghini Huracán Performante é alimentado por um V10 naturalmente aspirado de 5.2 litros que debita uns impressionantes 640 cv de potência e 600 Nm de binário máximo, com a fabricante italiana a "reclamar" uma velocidade máxima de 325 km/h e um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos.