Pronto para fazer a sua estreia em público no próximo mês, no Salão Automóvel de Xangai, o Vision E concept é a forma da Škoda anunciar a sua aposta eléctrica para o futuro.
O carro tem a forma de um SUV coupé de cinco portas com um exterior que promete ser atraente. É de destacar a frente e traseira de dimensões mais curtas, sendo que as jantes apresentam grandes dimensões. O Vision E parece proporcionar bastante espaço no interior e pode muito bem ser baseado em ideias do Kodiaq coupé, que chega em 2019.
O carro virá equipado com um motor totalmente eléctrico com 300 cv que permitirá uma velocidade máxima de 180 km/h. A Škoda não revelou detalhes em relação à potência de arranque mas garantiu que o carro "acelera instantaneamente e de forma dinâmica". É esperado que a autonomia do carro chegue aos 500 km.
Além de assinalar as intenções de futuro da marca checa nos eléctricos, o Vision E também lança o objectivo de se afirmar na condução autónoma, já que este modelo será capaz de conduzir sozinho pela cidade. O investimento em software, sensores e câmaras permitirá que o carro realize todo o tipo de manobras e consiga manter-se autonomamente da sua via. O automóvel vai ainda ter a capacidade de encontrar lugares para estacionar, ocupá-los e sair sem qualquer ajuda humana.
O lançamento do carro completamente eléctrico está previsto para 2020 e será produzido na nova plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Os planos da marca sugerem que em 2025 já existam cinco modelos eléctricos diferentes para vários segmentos.