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Kia Niro com híbrido de "ligar à tomada" no Outono

15:50 - 07-03-2017
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O Kia Niro vai ganhar uma versão híbrida "plug-in" no início do Outono, quando for posta à venda, entre nós, o Niro PHEV. Variante já aguardada deste "crossover", cuja plataforma foi pensada, desde o início, para receber não só esta mecânica… "electrificada", como também uma versão 100% eléctrica que é esperada no decorrer do próximo ano.

Foi no salão de Genebra que a Kia desvendou o Niro PHEV que tem uma enorme vantagem face à já existente versão híbrida, por conseguir ter uma verdadeira autonomia em modo puramente eléctrico. A marca coreana anuncia que esta versão consegue fazer 55 km em modo "emissões zero".

Esta versão junta o já conhecido motor a gasolina 1.6 GDI de injecção directa, com 105 cv e 198 Nm a um motor eléctrico de 44,5 kW (o equivalente a 61 cv), para uma poderio total de 141 cv e 265 Nm. Para isso, teve também de alterar a bateria de iões de lítio, cuja capacidade passou de 1,56 para 8,9 kWh, podendo agora ser recarregada numa normal tomada eléctrica que encaixa depois no bocal próprio, colocado no guarda-lamas esquerdo do automóvel.

O Niro PHEV conta com uma caixa automática de seis velocidades e dupla embraiagem e acelera até aos 100 km/h em 10,8 s, 0,7 s melhor que a versão normal do Niro. A Kia espera conseguir homologar esta variante com emissões de CO2 na casa das 30 g/km!

Apesar da maior dimensão da bateria, o espaço do habitáculo não foi afectado, em relação à versão híbrida do Niro, nomeadamente na bagageira que mantém os 324 litros de capacidade. Além disso, a colocação das baterias sob o fundo da bagageira e por baixo do banco traseiro até contribui para um melhor comportamento dinâmico por baixar o centro de gravidade.

Esta versão híbrida "plug-in" do "crossover" da Kia será reconhecida por detalhes exclusivos, como o contorno da grelha, detalhes azulados nas "lâminas" inferiores da frente, jantes específicas de 16’’ e novos faróis em LED. Por dentro, destaque para os dois ecrãs, o de 7’’ como painel de instrumentos e o de 8’’ táctil no centro do "tablier" para comandar grande parte das funções do automóvel e controlar o funcionamento do sistema híbrido.

Como referimos, o Niro PHEV será lançado em finais de Setembro, na mesma altura em que a Kia lançará em Portugal outro modelo híbrido "plug-in": o Optima Sport Wagon PHEV, a carrinha do segmento médio-superior que combina motor 2.0 a gasolina com motor eléctrico de 50 kW para um débito total de 205 cv e 375 Nm. Esta carrinha terá uma autonomia eléctrica de 60 km e uma bagageira que pode variar entre os 440 e os 1574 litros.
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