A Kia Motors Slovakia produziu no ano passado um total de 612.900 motores e 339.500 automóveis. Um número recorde para a marca sul-coreana na Europa com fábrica situada na cidade de Zilina, na Eslováquia. Os carros ali fabricados foram exportados para 95 países em todo o mundo.
A Kia iniciou a sua produção na Eslováquia em 2006, e em 2015 já tinha produzido dois milhões de automóveis. A fábrica de Zilina é uma das poucas no mundo com a capacidade para fabricar oito modelos diferentes na mesma linha de produção e representa cerca de 60% de todos os modelos Kia vendidos na Europa.
Eek-Hee Lee, CEO da Kia Motors Slovakia, mostrou-se orgulhoso do trabalho realizado e espera continuar a garantir o bom desempenho na Europa.
"Vamos investir 130 milhões de euros na Eslováquia este ano, ajustando as linhas de produção para receber novos modelos. Acredito que os nossos carros continuarão a ser a escolha número 1 dos nossos clientes graças à sua qualidade comprovada – a fábrica de Zilina, de resto, foi galardoada com o Prémio Nacional de Qualidade atribuído pela República Eslovaca em 2016".
A fábrica de Zilina tem desempenhado também um importante papel no impacto ambiental. A eficiência de energia eléctrica melhorou 17% em 2016 face a 2015, graças à implementação de tecnologias inovadoras de poupança e o nível de emissões de CO2 diminuiu 13%. A Kia deu ainda mais um contributo ambiental para a zona ao plantar 1258 árvores.