Pesquisa
Tome Nota

JLR cria novo ''armazém'' de energia renovável com baterias do Jaguar i-Pace

15:07 - 24-08-2023
 
JLR cria novo ''armazém'' de energia renovável com baterias do Jaguar i-PaceJLR cria novo ''armazém'' de energia renovável com baterias do Jaguar i-PaceJLR cria novo ''armazém'' de energia renovável com baterias do Jaguar i-Pace
JLR cria novo ''armazém'' de energia renovável com baterias do Jaguar i-PaceJLR cria novo ''armazém'' de energia renovável com baterias do Jaguar i-PaceJLR cria novo ''armazém'' de energia renovável com baterias do Jaguar i-Pace

A reutilização de baterias em fim de vida mantém-se como um dos principais objectivos dos construtores que comportam "eléctricos" na sua gama automóvel.

A ex-Jaguar Land Rover, agora rebaptizada JLR, aliou-se à Wykes Engineering para criar um sistema de armazenamento de energia renovável no Reino Unido.

O desenvolvimento desta solução prevê o aproveitamento da energia solar e eólica através da reutilização das baterias dos Jaguar I-Pace.

Serão reutilizadas 30 baterias provenientes de protótipos e veículos de teste para armazenar até 2,5 MWh de energia na sua capacidade máxima.

A JLR quer fornecer, até ao final deste ano, as baterias necessárias para armazenar até 7,5 MWh, capaz de alimentar diariamente 750 casas.

A capacidade de armazenamento será alargada a novos contentores para alojar mais baterias recuperadas de veículos de produção usados para uso futuro.

Cada instalação, ligada a um inversor para maximizar a eficiência e a gestão, irá fornecer energia directamente à rede eléctrica britânica.

Nas horas de vazio será retirada e armazenada energia da rede para uma utilização posterior.

O fornecimento das baterias recuperadas para aplicações fixas, como o armazenamento de energia renovável, poderá exceder 200 gigavolts/hora antes de 2030, gerando um valor global superior a 28 mil milhões de euros.

Quando a vida útil das baterias descer abaixo do nível necessário nesta segunda fase de uso, serão recicladas para a reutilização das matérias-primas numa verdadeira economia circular.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.