O Jaguar F-Pace teve, no salão de Nova Iorque, a consagração que lhe faltava, para além do tremendo sucesso comercial que está a conhecer: não só conquistou o troféu do Carro do Ano Mundial, como acumulou com o prémio do Design do Ano! Vitórias em todas as frentes de um prestigiado galardão cuja deliberação coube a um painel de 75 jornalistas especializados de diversos países e cujo processo se iniciou no final de Setembro passado, no salão de Paris!
Sendo o primeiro SUV da Jaguar, o F-Pace foi também o primeiro SUV a ser galardoado Carro do Ano Mundial, tendo batido, sinal dos tempos, outros dois SUV na votação final, os novos
Audi Q5 e
VW Tiguan. Já em relação ao prémio do Design do Ano, o Jaguar F-Pace conseguiu bater modelos como o Mercedes Classe S Cabrio ou o
Toyota CH-R. Ou seja, sinal dos tempos, nos dois galardões em seis finalistas só um não foi SUV ou "crossover"…
"O F-Pace foi desenhado e concebido como um SUV de elevadas prestações, com um dinamismo excepcional, funcionalidade para o dia-a-dia e um ‘design’ marcante", congratulou-se o presidente da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, que concluiu:
"Conquistar estes dois galardões premeia o talento e o grande trabalho das nossas equipas que criaram o mais prático desportivo do Mundo e o Jaguar mais vendido". O F-Pace sucede, assim, ao Mazda MX-5 e Mercedes Classe C, vencedores no ano passado e há dois anos, respectivamente.
Esta eleição contempla ainda outras categorias, tendo o Mercedes Classe E sido eleito o Carro de Luxo, os Porsche Boxster/Cayman considerados os Desportivos do ano, o Toyota Prius Prime recebido o prémio World Green Car, enquanto o BMW i3 foi eleito o melhor Veículo Urbano.