A Mobiletric, empresa portuguesa fornecedora de serviços na área da mobilidade, inaugurou no passado dia 24 de Novembro, em Braga, o seu oitavo posto de carregamento rápido (PCR) para veículos eléctricos no país.
O posto foi instalado no parque de estacionamento de pesados, junto ao antigo quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga, e a inauguração contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes (ver foto de abertura), que elogiou o projecto.
Portugal está
"entre aqueles que são mais avançados no mundo" no que à implementação da mobilidade eléctrica diz respeito, começou por dizer José Mendes, antes de acrescentar:
"com a inovação tecnológica e o investimento que estamos a fazer, podemos, com certeza, ajudar a mudar o paradigma da mobilidade".
"Esta inauguração é mais um passo que permitirá que o carregamento de veículos eléctrico seja cada vez mais fácil e rápido. A Mobiletric tem vindo a trabalhar, nos últimos dois anos, para criar as melhores condições para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal", afirmou o director geral da Mobiletric, João Gomes.
Além deste novo posto de Braga, há outros sete postos de carregamento rápido (PCR) em Portugal, instalados em Lisboa, Porto, Cascais, Loures, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.
De acordo com a MOBI.E, empresa pública que assegura a gestão da rede de mobilidade elétrica, desde 2010 foram efetuados mais de 415 mil carregamentos, tendo a circulação de veículos elétricos em Portugal representado uma poupança de 2 .142. 935Kg de CO2.
As vendas de carros elétricos em Portugal continuam a aumentar, segundo os dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), com as vendas dos primeiros sete meses do ano, 2.062 unidades, a registarem um aumento de 106% referente a igual período de 2016, conseguindo uma quota de mercado de 1.5%.