A Honda vai estrear uma nova caixa de 10 velocidades no Odyssey, um modelo focado para os Estados Unidos.
Durante a apresentação deste modelo no Salão de Detroit, os responsáveis da marca nipónica admitiram que as 10 velocidades oferecem uma
"condução excelente" e representam uma melhoria ao nível dos consumos.
Numa primeira fase esta transmissão de 10 velocidades só estará disponível nos níveis de equipamento mais altos deste Odyssey, sendo que os modelos de entrada de gama continuarão a "equipar" as caixas de nove velocidades da ZF. Aliás, este é outro dos motivos que, segundos os rumores, terão levado a Honda a fazer esta troca. É que enquanto as caixas de nove velocidades que a marca japonesa usa são compradas à ZF, as novas transmissões de dez velocidades foram desenvolvidas internamente pela Honda Precision Parts.
E se a Mercedes já afirmou que vai esquecer a ideia de produzir a sua própria transmissão de dez velocidades, garantindo que as nove velocidades é o máximo que vai continuar a oferecer nos seus automóveis, existem outros fabricantes que parecem acreditar que este é o caminho. Além da Honda, a Ford também já lançou a sua nova F-150 com 10 velocidades e a General Motors também já confirmou que está a desenvolver a sua própria unidade.
Resta saber se a Honda poderá optar por esta solução para modelos como o NSX ou o SUV CR-V, que de momento usam uma caixa de nove velocidades.