A Honda Motor Company e a Hitachi Automotive Systems anunciaram uma parceria para a criação de uma nova empresa para o desenvolvimento e produção de motores eléctricos. O destino destes motores será principalmente para veículos Honda, mas a empresa japonesa pretende também vender para "fora".
Ainda sem grandes detalhes concretos como, por exemplo, o nome da parceria, as marcas nipónicas vão unir esforços para criar novos motores eléctricos mais baratos e acessíveis para todo o mundo, entrando na conquista por um mercado cada vez mais competitivo e que obriga a constantes inovações.
A Hitachi já vende motores eléctricos para automóveis desde 1999 e desenvolve projectos com modelos mais leves, compactos e eficientes. Entre as empresas que já forneceu estão a Nissan e a General Motors –
que no final de Janeiro assinou um acordo para produção de células de combustível para veículos a hidrogénio. Também em 99, a Honda começou a vender o seu primeiro veículo híbrido, o Insight, e tem desenvolvido novos modelos eléctricos ao longo dos anos. A empresa tem o objectivo de que, até 2030, 60% dos seus carros não sejam poluentes.
Esta parceria prevê criação de fábricas nos EUA e China já a partir de Julho e com um investimento inicial que ultrapassará os 40 milhões de euros.