O novo motor 1.5 BlueHDi, recentemente lançado no Peugeot 308, poderá ser o último Diesel desenvolvido pelo Grupo PSA! Esta é uma revelação bombástica feita na edição desta semana da revista francesa "L’Auto Journal", algo de verdadeiramente inimaginável vindo do líder das motorizações Diesel e um dos maiores fornecedores para todo o Mundo… Mas não deixa de ser um sinal dos tempos que mostra que, se o motor a combustão ainda tem um longo futuro, deverá centrar-se na evolução da tecnologia dos propulsores a gasolina.
Embora não deixe de ser uma notícia surpreendente, quando posta de forma tão… "preto-no-branco", a verdade é que tem de ser enquadrada no movimento a que se assiste no mercado europeu. Em especial no francês, crucial para o Grupo PSA, onde se verificou uma significativa inversão da procura: de um mercado em que o Diesel era "esmagador", no ano passado os motores a gasolina já representaram mais de metade das vendas, numa clara alteração da tendência que os construtores já perceberam que veio para ficar.
Estaremos a assistir à morte anunciada do Diesel? Não a curto prazo, certamente. Mas, das duas alternativas dos motores de combustão, é claramente a que está mais ameaçada, até pelos custos incomportáveis que representará desenvolver tecnologias que lhe permitam cumprir os futuros requisitos em matéria de controlo de emissões. Do lado dos motores a gasolina, contudo, há ainda um longo caminho a percorrer para melhorar a sua eficácia, além de ainda serem necessários por muitos e bons anos para os modelos híbridos e híbridos "plug-in"…