Pesquisa
Tome Nota

Governo desconta mais 3 cêntimos/litro nos combustíveis

17:40 - 04-09-2026
 
Governo desconta mais 3 cêntimos/litro nos combustíveis

O desconto sobre o preço dos combustíveis pelo Governo, através da redução de impostos, vai aumentar na próxima semana cerca de três cêntimos por litro no gasóleo e na gasolina.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, no final do Conselho de Ministros. Com esta descida, "o conjunto do descontos no ISP totaliza 23 cêntimos no gasóleo e na gasolina", disse o governante.

O preço por litro do gasóleo aumentaria 15 cêntimos e o da gasolina avançaria 12 cêntimos na próxima semana, segundo a estimativa do Automóvel Clube de Portugal (ACP), sem a actualização do desconto do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.

Com base nos atuais valores da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do gasóleo simples deverá atingir 2,169 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 deverá subir aos 2,142 euros por litro.

A média final só ficará fechada no final desta sexta-feira, podendo ainda registar alterações em função da evolução das cotações internacionais do petróleo; o custo final na bomba poderá variar conforme o posto de abastecimento, a marca e a localização.

Desde o início da guerra dos Estados Unidos e Israel contra o Irão, o Executivo tomou medidas de mais de 300 milhões de euros para mitigar o efeito da subida dos combustíveis, com descontos no ISP e gasóleo profissional, e no apoio à botija de gás solidária.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.