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Gasolina em Portugal 17 cêntimos/litro mais cara do que média da UE

15:50 - 07-02-2022
 
Gasolina em Portugal 17 cêntimos/litro mais cara do que média da UE

O preço médio de venda da gasolina simples 95 no nosso país, no quarto trimestre de 2021, foi superior em cerca de 17 cêntimos/litro face ao valor médio da União Europeia (UE). 

A informação foi revelada esta segunda-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), e divulgado pela agência Lusa. 

"Portugal apresentou um preço médio de venda e um preço médio antes de impostos superiores aos valores médios verificados na UE-27, na ordem dos 17 cêntimos por litro e dois cêntimos por litro, respectivamente", informou a ERSE no Boletim Preços UE-27 de Combustíveis relativo a Outubro, Novembro e Dezembro de 2021. 

O nosso país situou-se na oitava posição dos países que venderam gasolina simples 95 mais cara na UE naquele trimestre. 

O preço praticado corresponde a uma diferença de 51 cêntimos/litro face ao país com os preços mais baixos (Bulgária) e 27 cêntimos/litro face ao país com os preços mais altos (Países Baixos). 

Em Espanha, o preço médio de venda foi cerca de 21 cêntimos por litro mais baixo do que o preço médio praticado em Portugal. 

Todavia, apontou a ERSE, sem o efeito fiscal, o preço médio da gasolina no mercado nacional foi inferior em cerca de três cêntimos/litro aos valores praticados em Espanha. 

No trimestre em análise, Portugal apresentou uma carga fiscal no preço médio de venda da gasolina na ordem dos 57%, um valor superior à média registada na UE (53%), a Espanha (49%), à Alemanha (54%) e à Bélgica (55%). 

"A carga fiscal aplicada nos dois países explicou a prática de preços médios de venda deste combustível no mercado nacional superiores aos preços médios praticados em Espanha", explicou o regulador da energia. 

Já no que diz respeito ao gasóleo simples, naquele período, Portugal apresentou preços médios com impostos superiores em sete cêntimos/litro aos valores médios da UE e inferiores em dois cêntimos/litro sem impostos. 

Portugal situou-se na décima posição dos países que venderam gasóleo mais caro na UE, com uma diferença de 32 cêntimos/litro face ao país com os preços mais baixos (Bulgária) e 35 cêntimos/litro face ao país com os preços mais altos (Suécia). 

Espanha praticou um preço médio com impostos de cerca de 16 cêntimos/litro inferior ao preço médio praticado em Portugal. 

Todavia, desconsiderando o efeito fiscal, o preço médio nacional deste combustível esteve abaixo dos valores reportados em Espanha, com uma diferença de cerca de 1,3 cêntimos por litro. 

O preço médio do gasóleo simples em Portugal comportou uma carga fiscal na ordem dos 52%, no trimestre em análise, o que representa um valor superior à média registada na UE-27 (48%), a Espanha (45%), a Grécia (48%), a Alemanha (47%) e aos Países Baixos (50%).

Por fim, no caso do gás de petróleo liquefeito para automóveis (GPL Auto), Portugal também apresentou um preço médio de venda superior ao valor médio verificado na UE, em quatro cêntimos/litro. 

Antes de impostos, registou um preço médio inferior em cinco cêntimos/litro, sendo este o valor mais baixo do conjunto de oito países analisados em maior detalhe pela ERSE. 

O GPL Auto é o combustível rodoviário que apresenta a menor carga fiscal, tanto na UE (31%) como em Portugal (cerca de 39%) no quarto trimestre. 

"Ao contrário dos restantes combustíveis analisados, o PMV [preço médio de venda] nacional do GPL Auto, com e sem impostos, foi sempre inferior aos valores praticados em Espanha, com diferenças de dois cêntimos por litro e 16 cêntimos por litro, relativamente aos preços com e sem impostos, respectivamente", concluiu o regulador. 

Os preços médios de venda apresentados são determinados trimestralmente pela ERSE, com base nos preços de venda ao consumidor reportados no boletim da Comissão Europeia. 

Aquele documento apresenta os preços semanais de venda ao consumidor para a gasolina simples 95, gasóleo simples e GPL Auto, nos 27 países da UE, sendo o relatório de preços realizado pelas respectivas autoridades nacionais competentes. 

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